Dicas para remoção de manchas na roupa

Cuidando bem do uniforme
9, junho|2017
Entendendo a Simbologia Téxtil
9, junho|2017

Há manchas que realmente são um desafio, como se fosse uma tourada, o desespero é tão grande em alguns casos, que uma dica simples pode devolver o sono a muita gente. Se a solução for aplicada, as chances de resolver o problema aumentam.

Geral: colocar vinagre no ultimo enxágue, retira todos os resíduos da roupa. Sal ajuda a tirar a maioria das manchas. Na dúvida, antes de usar qualquer produto para tirar manchas no tecido, passe um pouco de sal para facilitar a retirada.

Alimento com corantes: passe um pouco de pasta de dentes sobre a mancha. Quando ela estiver completamente seca, enxágue com água fria.

Azeite: coloque um pouco de amido e depois com uma esponjinha seca, dê uma escovada.

Banana:
quando recente, esfregue um pouco de querosene.

Batom:
esfregue um pouco de álcool no tecido manchado antes de lavar.

Bebidas Alcoólicas:
em geral, essas manchas saem com éter. Depois, enxágue com água.

Bolor: ferva o tecido manchado numa água contendo um pedaço de couro de bacalhau ou use a própria água em que o bacalhau foi fervido.

Chiclete: use gelo no local, mas o melhor é se você colocar a roupa em uma sacola e deixar por um tempo no congelador.

Chocolate: manchas de chocolate nos tecidos de lã desaparecem quando esfregadas com algodão embebido em glicerina. Com um outro algodão umedecido em água morna, retira-se a glicerina.

Coca-cola: tire com água fria. A água morna vai fixar a mancha.

Desodorante: despejar sobre a região uma mistura de água com bicarbonato de sódio. Deixe a peça de molho por meia hora antes de lavar a roupa, depois deste tempo lave normalmente.

Ferro de passar: remova as manchas usando solução de vinagre e sal aquecidos. Outra dica é umedecer a mancha com amônia e, em seguida, espremer suco de limão; estes produtos reunidos produzem certa efervescência, após, mergulhe o tecido em água fervente. O ferro muito quente deixa uma marca amarelada no tecido. Quando isso acontecer, passe água oxigenada sobre a parte afetada e lave em seguida com água.

Esmalte de unha: use acetona ou removedor. Em casos de tecidos muito finos use água oxigenada e a seguir água e sabão.
Ferrugem: sal e limão verde, “Tem que ser o verde para o sumo não manchar a roupa”. Misturar um pouco do sumo do limão com o sal e passar sobre a ferrugem. Coloque a roupa em um local que tenha sol. Para tirar a mancha mais rápido ainda, coloca um pano branco sobre a roupa que recebeu a mistura e passa ferro quente. Assim que a mancha sair, lave a roupa normalmente. Outra dica é coloque sal sobre o tecido manchado, pingue algumas gotas de limão, deixe secar sob o sol e depois lave.

Gordura: use sabonete branco, mas tem que lavar a roupa na hora. Outra dica é usar talco comum sobre a gordura e deixe agir por algum tempo, até que o talco absorva a mancha. Lave em seguida. Outra dica é colocar um papel absorvente embaixo da mancha e passar com ferro bem quente. Outro método ótimo para tirar mancha de gordura de um tecido de seda é usar éter ou benzina. Assim, evita-se que a mancha se alastre.

Iodo: aplique álcool ou passe um pano embebido em leite. Em seguida lave com água fria e sabão. Outra dica é ferva o tecido em leite de vaca, deixe esfriar e lave com sabão

Graxa:
use sabonete branco, mas tem que lavar a roupa na hora. Outra dica é usar talco comum sobre a graxa e deixe agir por algum tempo, até que o talco absorva a mancha. Lave em seguida. Outra dica é a margarina vegetal ajuda a tirar manchas de graxas. Coloque um pouco sobre a sujeira, deixe por alguns minutos, depois lave normalmente com água e sabão.

Manchas de outras roupas: colocar a roupa manchada em uma vasilha juntamente com o pedaço da casca de cana-de-açúcar e ferver por uns quinze minutos ou até que a mancha saia. Outra dica é ferva a peça com sabão de coco cortado em pedacinhos. Coloque-a em água com um pouco de sabão em pó, numa panela e dê uma fervida, rápida.

Mofo: coloque a roupa no sol e escove bem. Se não sair, prepare uma pasta com suco de limão e sal e leve ao sol. Lave depois com água e sabão. Atenção: Somente usar esta pasta se o tecido for de cor firme. Outra dica é ferva a peça em uma solução de água e bicarbonato de sódio, na proporção de 4 colheres de chá por litro de água.

Óleo: coloque um pouco de amido e depois com uma esponjinha seca, dê uma escovada ou esfregar uma mistura pastosa de fubá com suco de limão sobre a área afetada.

Ovo: lave com água fria, não use água quente que vai fixar ainda mais a mancha. Antes de lavar, use uma pasta de sal (sal com gotinhas de água) sobre a mancha.

Plantas verdes:
suas manchas saem facilmente com álcool. A seguir lave com água e sabão.

Roupas claras:
para que as roupas brancas fiquem bem clarinhas, é só colocar uma tampa de álcool de cozinha na água com sabão em pó e deixar de molho. Não adianta deixar a roupa de molho de um dia para o outro, porque o sabão em pó perde o efeito dele depois de três horas. Outra dica é juntar um punhado de sementes de mamão, triturar no liquidificador, coar em pano de saco. Colocar o sumo coado em uma bacia com água, diluir e mergulhar a roupa manchada. Deixar de molho por três horas e depois lavar com sabão

Sangue: tirar a mancha com água oxigenada de 10 volumes. Outra dica é deixar de molho em água pura de um dia para o outro e se ainda resistir, trocar a água e deixar mais um pouco e lavar depois normalmente. Outra dica é gotejar leite na mancha. É preciso deixar agir por alguns minutos e depois lavar normalmente.

Suor: coloque sobre a blusa seca e deixe por um tempo o sumo de limão verde. Depois, coloque-a de molho. Outra dica é coloque de molho no vanesh em pó, colocar água morna, deixe de molho. Outra dica é despejar sobre a região uma mistura de água com bicarbonato de sódio. Deixe a peça de molho por meia hora antes de lavar a roupa, depois deste tempo lave normalmente. Outra dica é deixando-as de molho numa solução forte de água salgada. Outra dica é esfregá-las com uma solução igual de álcool e amoníaco.

Tinta: aplique um pouco de laquê para cabelos no tecido, antes de lavar.

Tinta a óleo: devem ser limpas com solvente ou aguarrás, gasolina ou benzina.

Vinho: jogue água morna imediatamente.

Manchas de Lama: recomenda-se deixá-las secar e em seguida, efetuar a sua remoção com escova macia e lavagem adequada.

imagem: pixabay